Nutrição Ocular

Alguns conselhos de Nutrição Ocular

Certamente já ouviu dizer "que os olhos comem", mas a verdade é que também devemos comer pelos nossos olhos.
Deixamos aqui alguns conselhos sobre Nutrição Ocular.

As cenouras, são ricas em beta-caroteno, que o corpo converte em vitamina A, que é um grande aliado para prevenir a cegueira noturna, xeroftalmia, e prevenir o glaucoma.
Outros alimentos recomendados são: tomate, abóbora, espinafre e agrião.

As verduras como couve-flor, couve de Bruxelas e brócolos, ricas em vitamina A, são importantes para a visão nocturna.

Pimentas são ricos em vitamina C, que é essencial para a absorção de vitamina A e E. A vitamina C é necessária para que os capilares não fiquem enfraquecidos, enquanto a vitamina E protege as membranas celulares contra a oxidação protegendo seus ácidos gordos que ajudam a prevenir o aparecimento de cataratas. Outros alimentos que você pode obter a vitamina E são: espargos, alface, nozes, gérmen de trigo e sementes de girassol.

Frutas como amoras, framboesas, mirtilos, maçãs e ameixas são ricas em antocianinas, que são um subgrupo da família dos flavonoides, que têm uma elevada capacidade antioxidante e são poderosos aliados na reparação das células nervosas a retina, o aumento do fluxo sanguíneo leva mais nutrientes para os olhos, para a protecção do colagênio e para a produção e conservação mais rápido da rodopsina, uma proteína das barras da retina responsável pela captura de luz.

Da mesma forma, ômega 6 e ômega 3 são essenciais para prevenir a degeneração macular (doença ocular que causa perda de visão) e participar na formação de vitamina A a partir de carotenos. Portanto, para obter ácidos omega-6 gordos (ácido linoleico) pode consumir o óleo de soja, girassol, milho, e gérmen de trigo, assim como nozes e grãos, enquanto que os ácidos gordos ômega-3  podendo conseguir com soja, linhaça, grãos integrais, sementes de abóbora e nozes.

Como vê, os olhos comem. Alimente-se com cuidado e cuide da sua saúde.